Changpeng Zhao: BTC poderia experimentar outra gota

Há muita preocupação e preocupação em torno do preço do Bitcoin Loophole a partir de tarde. Embora o ativo tenha se saído bem nestes últimos dois meses e mantido sua posição acima da marca de $9.000, alguns analistas e líderes da indústria – como Changpeng Zhao, o chefe executivo do Binance, a maior e mais popular troca de moedas criptográficas do mundo por volume diário de negociação – estão avisando que o preço do BTC está em uma posição instável, e em perigo de sofrer outro colapso como o que sofreu em março deste ano.

Changpeng Zhao: BTC Ainda Está Ligado ao Mercado de Ações

Um dos grandes problemas com o bitcoin é que ele está alegadamente ligado ao mercado de ações, o que significa que qualquer que seja a direção que esse mercado decida tomar, o bitcoin provavelmente irá seguir. Se o S&P 500 decidir viajar para o norte, o bitcoin fará o mesmo. Se a bolsa de valores sofrer um colapso, o bitcoin não ficará muito atrás, e isso é algo que preocupa muito Zhao.

Em uma entrevista recente, ele avisa os ouvintes:

A bolsa de valores é provavelmente mil vezes maior que o mercado criptográfico. Quando isso acontecer, e muitas pessoas estiverem perdendo muito dinheiro, muitas dessas pessoas que têm investimentos criptográficos vão querer converter esses investimentos em dinheiro. Isso tem um efeito de arrastamento para baixo nas classes de ativos, puxando-os para baixo.

Enquanto nós gostaríamos de assumir que o mercado criptográfico é totalmente independente de forças externas, figuras como Zhao parecem pensar diferente, e ele está avisando que enquanto o bitcoin é suficientemente estável, as pessoas não deveriam estar lendo muito em suas propriedades. Ele continua a dizer:

As pessoas não devem tomar a descrição de bitcoin como um porto seguro muito literalmente.

Este é um dos problemas que a bitcoin tem enfrentado durante os últimos meses. Enquanto muitos de nós gostaríamos de assumir que a bitcoin pode potencialmente ser usada para proteger a riqueza de alguém contra a inflação e outras questões económicas, isto pode não ser inteiramente exacto, dado que a bitcoin ainda é vulnerável à volatilidade e às oscilações de preços.

Será que pode realmente cobrir a riqueza de uma pessoa?

Tivemos um vislumbre em primeira mão desse fato em março passado, quando a moeda caiu na faixa dos 3.000 dólares, após a propagação da pandemia do coronavírus. Apenas um mês antes, o ativo havia sido negociado por bem mais de $10.000 e, no entanto, dentro de semanas, o spread havia se mostrado tão devastador que a moeda conseguiu derrubar perto de 70% de seu valor total.

Embora o ativo tenha realmente se recuperado desde então, este tipo de atividade para o bitcoin é assustador, para dizer o mínimo. A idéia de que uma ferramenta financeira tão bem estabelecida poderia perder tanto do seu preço em um período tão curto não coloca a bitcoin na posição mais forte, e deixa a gente se perguntando o quanto ela é realmente capaz de diversificar sua carteira e proteger o seu futuro financeiro.